Já contamos aqui os problemas que todos nós sofremos ao tentar agendar um serviço (qualquer serviço que necessite do agendamento prévio de horário). Essa ação, que teoricamente deveria ser fácil, acaba virando uma verdadeira epopéia. Quando utilizamos o telefone a linha cai, dá ocupado, além de que podemos agendar apenas em horário comercial, justamente quando temos menos tempo…
Se para nós o ato de agendar um serviço é um desperdício de tempo, paciência e dinheiro, imagina para quem está do outro lado da linha! Estes são verdadeiros heróis, pois além de receber e controlar toda avalanche de ligações e agendamentos diários, ainda precisam atender a clientela, prestar o serviço e gerir todo o negócio.
Listamos aqui alguns dos principais problemas enfrentados no dia a dia por esses profissionais (principalmente pequenos e médios negócios, empreendedores e profissionais liberais):
O Telefone Insistente e Irritante – TRIM! TRIM! TRIM! Se já não bastasse ter que lidar com todas decisões diárias de um negócio o telefone não dá descanso. As ligações são muitas ao longo de todo o dia? Isso é muito bom, pois afinal são clientes interessados nos serviços prestados, porém, a interrupção constante pode se mostrar muitas vezes um grande incômodo. Sem contar que algumas delas não são convertidas em vendas (agendamentos).
A Milenar Agenda de Papel – Por incrível que pareça, ainda hoje a agenda de papel representa um papel importante na organização diária, principalmente nos estabelecimentos comerciais. Apesar de ter uma história nobre, a agenda de papel possui uma série de limitações. Não pode ser compartilhada e nem sincronizada com outros meios; se for perdida, lá vem dor de cabeça; extrair dados relevantes é trabalho para um ninja (manter histórico, nem se fala); é suscetível a erros humanos e se for utilizada por mais de uma pessoa a confusão é certa, cada um registra de um jeito. A situação melhorou um pouco com a chegada do Whatsapp, mas mesmo assim algumas das limitações citadas para a agenda de papel valem para ele também.
Poucas opções de divulgação – Qualquer um que vende um serviço/produto precisa comunicar e divulgar sua solução. No entanto, as opções viáveis para se fazer isso são as mesmas (panfletos, periódicos de pequena circulação, rádios locais ou fachada do próprio negócio). Com a Internet essas possibilidades se multiplicam e seus resultados também. Se antes um panfleto era visto por mil pessoas imaginem na Internet, onde a informação voa instantaneamente para milhares de usuários.
Os limitados canais de vendas – Se divulgar o próprio negócio pode ser um jogo de quebra-cabeça, receber toda a demanda gerada pode tornar-se uma questão ainda mais complicada. Infelizmente, a maioria dos prestadores de serviços pode atender seus clientes, quando muito, apenas em horários e dias comerciais. Ou seja, das 168 horas semanais, apenas cerca de 56 destas (33%) são disponíveis para efetivar vendas. Os outros 77% do tempo? Tu, tu, tu…
Números do próprio negócio / Informações sem precisão (quando existentes) – Na chamada “Era da Informação”, é evidente o valor embutido nas informações. Apesar de sabermos que elas são muito valiosas para o negócio, coletar, compilar, analisar e entender informações é uma tarefa difícil e demorada. Mas, ao mesmo tempo, temos a consciência de que são muito poderosas! Quantas vendas/mês? Quantos novos clientes? Quantos não compareceram? Estas são informações importantes para seu negócio. No entanto, a pequena quantidade de informações disponíveis na agenda de papel e outros meios, agregada à dificuldade de manipulá-las, dificultam muito qualquer ação neste sentido.
Cliente tem cara mas não tem histórico – Quantas vezes conhecemos uma pessoa (cliente) por muito tempo, mas não lembramos o nome dela? Ou ainda, não lembramos de onde a conhecemos? Cometer gafes desse tipo com clientes pode ser fatal. Mas, surpreendê-los pode ser vital. Relacionamento com clientes não é responsabilidade apenas do dono, mas de todos os colaboradores!
Peso nos ombros do empreendedor (gestão diária) – Somando-se a todos esses e outros problemas diários citados acima, esses profissionais precisam desempenhar a árdua tarefa de gerenciar todo o negócio. Desde colaboradores, finanças, contabilidade, vendas, publicidade, gestão de clientes até a rotina de agendamento de horários. Ufa…haja energia!
Chega de desperdiçar o suado dinheiro e muita energia com o excesso de ligações!
Nós do Cucco estamos de olho nos principais problemas que afetam esses heróis. Por isso oferecemos junto com a presença online, um canal de vendas efetivo. Onde prestadores de serviços podem gerenciar seus agendamentos, seus clientes e saber que tudo está como sempre deveria: na hora e no lugar certo!
Quer desabafar ou compartilhar algum desses problemas conosco? Fique a vontade!
Criado por André Rabelo – CoFounder do Cucco Agendamentos Online. Revisado por Max Ribeiro – CEO do Cucco Agendamentos Online.
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