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Como ganhar mais dinheiro com as redes sociais

No mundo da internet existem inúmeros meios  – sites, sistemas e aplicativos – que podem ser aproveitados por pequeno negócios e seus serviços. Dentre as diversas opções destacam-se as redes sociais (em especial Facebook, Twitter e Linkedin).

 Você sabia que todos os brasileiros estarão em redes sociais até 2014?*

Estabelecer uma presença nessas redes é completamente gratuito e ajuda donos de pequenos negócios a promover seus serviços, conquistar novos clientes e fidelizar  sua clientela. No entanto, mesmo tendo algum conhecimento sobre essas mídias sociais você pode não estar plenamente consciente da variedade de possibilidades e opções de uso dessas ferramentas. Decidimos então dar uma visão geral de alguns poucos, mas essenciais, aspectos sobre como usar da melhor forma possível cada uma dessas redes para potencializar seu negócio.

Agendamento pela internet

Antes de mais nada, para se ter bons resultados é preciso ter alguns objetivos estabelecidos sobre o que se deseja com esse processo.  Exemplos de objetivos:

  • Fazer as pessoas falarem sobre meus serviços
  • Levar as pessoas a visitarem o meu website
  • Ser visto como um especialista em meu mercado
  • Levar pessoas a agendarem serviços comigo

PRINCIPAIS REDES SOCIAIS E COMO UTILIZA-LAS

Facebook

1 a cada 4 brasileiros possui um perfil na maior rede social do mundo! Isso significa uma mina de ouro a ser explorada por qualquer negócio. Mas como? Para começar, se quiser usar o Facebook para negócios você primeiro precisa criar uma Facebook Business page. É como uma página pessoal, mas para o seu negócio. Depois disso você precisa construir sua audiência – número de likes. Para isso primeiro convide todos os seus amigos de sua página pessoal e seus contatos de email para curtirem sua página nova no facebook (essas opções estão disponíveis em “Criar publico”).  Agora, antes de começar a postar conteúdo e conseguir mais audiência, siga esses passos:

1. Defina o perfil de seus clientes (Quem são? Do que gostam? O que interessa a    eles? Quais os desafios que eles possuem? Quais os sonhos?).

2. Escolha muito bem o tipo de conteúdo que será compartilhado de acordo com o perfil dos seus clientes (Dicas? Novidades?).

3. Defina uma rotina/frequência (cuidado para não ser o chato social, uma ou duas vezes por dia está mais do que suficiente).

4. Busque e monitore produtores de conteúdo (blog, revistas, jornais e portais) que geram conteúdo de acordo com os que você definiu.

5. Pesquise e crie alguns conteúdos também (mostre que você sabe do assunto).

Mais dicas:

  • Sempre que for postar algo insira uma foto/imagem também compatível com o assunto. Isto torna a mensagem mais atrativa e gera mais interesse nas pessoas.
  • Seja social! Faça uma pergunta ao final de cada post, curta os comentários de seus fans, converse com eles…(Quando um cliente curte algo na sua página, os amigos deles podem visualizar esta atividade. Inclusive podem se interessar e verificar do que se trata).
  • Divulgue sua página do facebook. Coloque o link em seu site, assinatura de email, material publicitário e onde mais puder.
  • Tente colocar um toque pessoal em seus posts. Além de humanizar o que você compartilha na rede, ainda mostra a indentidade sua e do negócio.
  • Pegou o jeito? Comece a pensar em fazer promoções utilizando o facebook e seus serviços. Por exemplo: “poste uma foto no facebook em frente da nossa loja e ganhe 10% de desconto” ou “Compartilhe esta mensagem e concorra a um corte de cabelo”.

Twitter

O twitter é um serviço onde seus milhões de usúarios dividem várias mensagens curtas diariamente. O objetivo de um pequeno negócio no twitter é tornar-se uma fonte confiável de informações sobre seu campo. Por exemplo, se você é um cabeleleiro e um usúario do twitter encontra diversas dicas de penteados, corte e cuidados com o cabelo, você passa a ser confiável para ele. Essa confiança tem impacto no mundo real na próxima vez que ela cortar o cabelo ou tiver que indicar um especialista para alguém.

Dicas:

  • No twitter você pode postar com muito mais frequência do que no facebook.
  • Movimente sua rede. Retweet mensagens de seguidores e agradeça pubilcamente se alguem  retweetar alguma mensagem sua ou começar a segui-lo.
  • Ao postar links utilize serviços como http://bit.ly/ para encurtar a URL. Isso aumenta o espaço para as mensagens.

Linkedin

É uma rede social profissional. Você pode criar o seu perfil (como um curriculum online) e se conectar profissionalmente com outras pesoas. O linkedin tem um grande potencial para vendas entre negócios mas é pouco usado comercialmente para o varejo e serviços. No entanto, pode ser uma boa opção para se relacionar com parceiros chaves, fornecedores, eventos e estar por dentro de tendências do seu mercado.

Dicas:

  • Apareça! Pesquise grupos de seu interesse e participe das discussões. Por exemplo, se você atua no ramo de casamentos e planejamento de eventos há mais de 530 grupos relacionados.
  • Passe credibilidade! Crie e atualize a página de seu negócio no linkedin.
  • Relacionamento. Procure e se conecte com pessoas de seu interesse (mas seja criterioso e objetivo nesses contatos, não abuse).

PARA QUEM QUER SABER MAIS

Agora, se você já é mais avançado nesses assuntos, isto com certeza vai lhe interessar:

Foursquare

Se você tem um público jovem e conectado esta pode ser uma excelente opção a ser explorada. A rede permite a pessoa indicar onde está e procurar por contatos e estabelecimentos que estejam próximos a ela.  Existem mais de 3 milhões de usuários no mundo e a cada dez dias mais 180 mil pessoas se unem a esse número.

  • Para começar você deve registrar seu estabelecimento na plataforma.
  • Feito o registro é hora de incentivar seus clientes a fazer check-in. Isso pode ser feito através de divulgações em outras redes sociais ou pelo boca-a-boca.
  • Para mais dicas: http://www.foursquarebrasil.com.br/6-dicas-para-pequenas-empresas-ganharem-com-o-foursquare/

Pinterest

É basicamente uma rede social dedicada ao compartilhamente de fotos bacanas. É uma rede social nova que vem crescendo, mas ainda se concentra nos Estados Unidos. Para mais dicas clique aqui (http://cio.uol.com.br/tecnologia/2012/03/23/como-usar-o-pinterest-para-incrementar-os-negocios-da-empresa/)

Outras ferramentas

Se ainda que monitorar o impacto da suas ações, ver o que os concorrentes fazem, dicas de conteúdo e muito mais; vale a pena explorar uma dessas opções: Zubit, likester, Crowd Booster, BufferApp e HootSuite.

 PARA FINALIZAR

Redes SociaisAgora basta definir qual a melhor opção para o seu negócio e serviços e fazer um bom uso! Lembre-se, o principal objetivo do seu negócio nas redes sociais não é vender, mas engajar seus potenciais e atuais clientes. A venda é consequência desse relacionamento de confiança criado.

O que acharam deste post? Deixem sugestões e feedbacks de como vocês fazem. Em nosso próximo post iremos falar sobre anúncios (ads) nesta e outras redes. Aguardem!

*Fonte: Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática

André Rabelo – Founder do Cucco Agendamentos Online. Especializado em ajudar pequenas empresas à terem mais produtividade e vendas.

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