Não é novidade que o mercado fonográfico e musical está em plena mudança. Se para alguns gigantes, produtores famosos e outras poucas mas poderosas empresas do setor isto pode ser alarmante, para outros tantos é a oportunidade certa. Artistas e bandas possuem mais liberdade para se apresentar e direcionar suas carreiras. Selos independentes possuem maior autonomia e opções para alavancarem seus projetos. Outros tantos apaixonados pela música começam a ter a oportunidade de “viver o sonho”. E o estúdio musical é uma excelente escolha. Ainda mais com a democratização dos meios de produção (equipamentos) de alta qualidade.
Atentos a isso, decidimos esclarecer e orientar aqueles que estão pensando ou já montando um estúdio musical para explorá-lo comercialmente. Montar um estúdio musical ficou bem melhor e mais fácil hoje em dia e pode ser uma ótima dica de investimento se você tem aptidão para o setor e disposição em atuar no segmento.
1. POR QUE TER UM ESTÚDIO DE MÚSICA?
Embora, em termos financeiros, montar um estúdio pode não sair tão barato quanto se pode imaginar, é certo que, se bem planejado e gerenciado, é lucrativo. No entanto, é preciso pensar em termos de negócio antes de qualquer coisa, pois pode ser que uma sala para quem tem um estúdio de ensaios “comum” não seja tão vantajoso economicamente. O que não vale dizer para quem tem um estúdio ultramoderno exclusivo de uma sala.
Portanto, ao montar pense no seu objetivo pessoal e, consequentemente, no do estúdio:
• Reduzir os custos pessoais seu e da sua banda por gravarem demais?
• Ter o seu espaço para usar quando quiser?
• Tirar uma graninha extra à noite e aos finais de semana?
• Viver disso?
• Sustentar uma família em breve?
2. QUE “TIPO” DE ESTÚDIO DE MÚSICA?
Uma vez sabendo o(s) motivo(s) pelo(s) qual (is) quer ter um estúdio, isto irá ajudá-lo nas próximas decisões. Se uma das razões é financeira (seja qual for o valor envolvido) é necessário avaliar realmente a oportunidade. Ou seja, se eu investir e abrir o meu estúdio vai ter gente vindo, ensaiando e me pagando? Quem serão essas pessoas?
Portanto, a primeira coisa a se fazer é pesquisar e avaliar as opções na região. Você provavelmente nesta altura do campeonato já deve ter sacado a oportunidade na sua cidade. Se é ter um estúdio de qualidade, com espaço de recreação ou se é falta de estúdio mesmo. Enfim, isto é essencial para saber se você pode começar com uma sala e equipamentos mais baratos e buscar amadores e professores na região ou se realmente irá precisar se capitalizar antes de começar o negócio com foco em artistas e amadores.
3. LOCALIZAÇÃO E SALA
A localização de um estúdio musical é um ponto importante. E nesta hora vale o bom senso, já que as maiorias das opções estão em pontos extremos: ou no primeiro andar (porão, garagem e outros “quartinhos”) ou no último (sótão e sobrado). No último caso a chance do som vazar é muito maior enquanto na opção mais “terrena” a preocupação é fazer com que o som não suba, influenciando diretamente em um dos aspectos mais, senão o mais, importante de um estúdio: o isolamento acústico.
Outro fator decisivo é o tamanho da sala. É importante entender como o seu estúdio funcionará. É preciso ser grande o suficiente para caber um monte de gente? É legal ter um espaço para amigos/visitas? Não é problema ter que montar e desmontar equipamentos? Uma sala 3×3 metros, por exemplo, é bem apertada para um banda de 5 pessoas, mas pode funcionar para um grupo menor. Lembre-se de considerar a bateria (bumbos, vários tons, muitos stands com pratos e sets de percussão), os amplificadores, efeitos, caixas, pedestais, instrumentos… ah, e, os músicos! Isso já é uma boa referencia do tipo de sala que você terá de procurar para alugar ou implementar o negócio a partir do cômodo disponível para o empreendimento.
4. ISOLAMENTO ACÚSTICO
Duas coisas são necessárias em um Estúdio: um bom isolamento acústico e um bom tratamento acústico. Isolamento acústico significa isolar a sala contra ruídos externos, enquanto o tratamento acústico significa tratar o ambiente contra sobra de frequências, ondas estacionárias e outros elementos sonoros.
Acústica é tudo! Nada pior do que gastar uma grana para depois constatar que o isolamento não é eficaz. Neste caso é preciso estudar e pesquisar bastante. Existem empresas especializadas em isolamento acústico, mas não é um serviço barato. Outra opção é fazer o trabalho com profissionais mesmo (nota fiscal e garantia).
Algumas dessas empresas são: @portaldaacustica, @vibrasom, Isotec, Knaufamf e Vicoustic.
Se o seu intuito é de isolar o som 100% pense em construir uma segunda parede dentro da sua sala com blocos de concreto.
PAREDES
Duplas
Os melhores estúdios possuem normalmente paredes duplas e grossas de concreto com material isolante (lã de vidro ou lã de rocha) entre as paredes. Dependendo do tamanho da sala, é possível replicar este modelo com o uso de madeiras compensadas grossas (cuidado com os cupins e umidade) ou placas de gesso posicionadas a 10 cm das paredes originais.
Espumas
Uma das mais conhecidas e utilizadas, é do tipo Sonex de poliuretano. Esteticamente é bonita (diferentes texturas e tamanhos). No entanto, é de alto custo e já é possível encontrar fornecedores nacionais.
Caixas de ovos
As clássicas “caixas de ovos” continuam sendo uma opção de baixo custo, embora muito pouco eficazes e profissionais. Se isto já é o suficiente para você considere colocar alguma forração ou material entre a parede e as caixas.
JANELAS E PORTAS
Janelas provocam vazamento e a solução mais correta é o vidro anti-ruído. Um vidro (temperado) mais espesso funciona também. Porta? A melhor opção são placas duplas bem grossas e rechear com manta isolante. Você pode também reforçá-la com placas adicionais de madeira ou celeron. As frestas devem ser preenchidas com espuma de alta densidade. Existem opções prontas no mercado também e convém fazer um orçamento.
TETO E CHÃO
No chão as melhores opções são: forro, carpete ou tapete grosso. No teto pode-se utilizar gesso como nas paredes laterais.
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5. INFRAESTRUTURA
Antes de começar a isolar acusticamente a sala, cheque a fiação e instalações elétricas. Verifique os pontos de energia, as tomadas e existência ou não de um fio terra. Outro ponto importante nesta hora é pensar em uma boa iluminação.
Ah, e o bom amigo: ar condicionado. Isto será um estúdio e não uma sauna né?
Existem outros itens, não essenciais, mas que podem ser um diferencial e tanto: sofás para os convidados, cadeiras e banquinhos de madeira e porta-copos/latas/garrafas. Neste caso opte por opções mais baratas e/ou usadas. Pesquisando dá para achar muita coisa boa!
6. EQUIPAMENTOS
Abaixo montamos uma lista com os equipamentos básicos para iniciar um estúdio de música:
- Microfones (Microfone dinâmico cardioide).
- Mesa de som com vários canais, conexões e alimentação própria.
- Compressor, delay e reverb.
- Pedestais e suportes.
- Amplificadores padrões do tipo combo ou stack (cabeçote e caixas separadas).
- Amplificador para baixo.
- Stand para o teclado.
- Bateria com set-up básico e peças extras.
- Cabos, plugs e ferramentas de manutenção.
- Fones de ouvido.
7. COMO GANHAR DINHEIRO
Se você está focando em estúdio de ensaio pense em oferecer outros serviços que seus clientes possam vir a se interessar: gravação de ensaio, gravação e edição de videoclips e aulas para os próprios músicos. Inclusive a locação e/ou utilização do espaço por professores pode ser muito interessante para trazer clientes e até aumentar o faturamento no final do mês.
Além disso, pode-se pensar em utilizar as instalações para outros fins. Muitos estúdios locam o espaço para serviços de fotografia.
Agora o que pode realmente fazer a diferença é oferecer produtos (cordas de guitarras, comes e bebes) para os seus clientes. Uma cervejinha, água, amendoim japonês e uma pizza podem ser uma boa para quem se tranca por um bom tempo em uma sala. Depois do expediente então nem se fala na fome deles, certo?
8. SEGURANÇA
O entra e sai de gente no seu estabelecimento com guitarra, baixo, bags, cases e mochilas com certeza pode chamar a atenção de algum malandro que venha a passar por ali. E além disso, infelizmente, das próprias pessoas (pouquíssimas, mas existentes) que possam se aproveitar de alguma facilidade. Portanto, é aconselhável pensar a respeito da segurança no local.
Câmeras instaladas na entrada e nas salas podem ser uma opção. Bem como alarmes e alguma segurança particular terceirizada são boas opções. Trancas (na entrada e nas portas das salas) são essenciais!
Boas práticas, como conferir a sala logo após os ensaios e gravações são uma boa opção também.
DICAS FINAIS
Você já viu que montar um estúdio dá muito trabalho. Gerenciá-lo também! Imagine tudo isso pronto. Agora você tem que divulgá-lo, atender e receber clientes, prestar manutenção, cuidar do financeiro e por aí vai. Portanto já pense em opções que podem ajudá-lo nessas tarefas.
Uma boa opção é considerar alguns softwares, como o de agendamento online. Com ele você investe a partir de R$24,90 apenas e simplifica o seu atendimento ao cliente, a própria gestão de agenda e ainda na divulgação dos serviços. Não tem website? Isto com as redes sociais são mais do que suficientes!
Com uma boa ferramenta de agendamento online primeiro você ganha um domínio na internet (como um site), que fica bem rankeado nos buscadores, como o Google. Lá seus clientes poderão agendar os horários das salas pela Internet em seus computadores, smartphones e tablets, a qualquer hora do dia ou da noite, em feriados e fins de semana. Ah, as ligações diárias para perguntas, informações, cancelamentos e agendamentos cairão pela metade, no mínimo. E você terá mais tempo para fazer outras coisas e atividades importantes.
Outra vantagem de começar a utilizar softwares assim desde o inicio é que você passa a ter todas as informações, contatos e históricos de agendamento e clientes no mesmo lugar. E ainda pode acessar essas informações e a própria agenda em casa ou na rua e sem se preocupar em lembrar onde a deixou na última vez
Espero que tenhamos ajudado vocês. Caso queiram dividir algum conhecimento ou perguntar algo fiquem a vontade. Para saber mais sobre marketing acompanhe nosso blog, criado para ajudar o seu negócio!
Criado por André Rabelo – CoFounder do Cucco Agendamentos Online. Especializado em ajudar pequenas empresas a terem mais produtividade e vendas. Revisado por Max Ribeiro – CEO do Cucco Agendamentos Online.
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