Se você presta serviços com hora marcada pelos cientes – aluguel de salas por hora, beleza, estética, saúde, lazer, coaching, etc. – e sempre acha que pode fazer melhor, este post foi feito para você.
Concordamos que a Internet está mudando a forma de se fazer negócios. Resistir às mudanças tecnológicas e não se manter no mínimo na mesma velocidade que os seus concorrentes é uma armadilha perigosa.
Sem repetir o mesmo discurso: a Internet de fato está jogando pesado neste assunto. Abaixo mostramos como o agendamento de serviços pela internet é irreversível, fazendo algumas comparações de como alguns mercados/produtos/serviços foram inteiramente transformados com as possibilidades da web.
Repare que em todos eles houve simplificação – comodidade – facilidade – agilidade na maneira que algo era feito anteriormente. Te perguntamos agora, pra você responder depois de ver a lista a seguir: Você prefere continuar a fazer do jeito antigo ou prefere continuar fazendo, mas usando as novas tecnologias?
1. Comunicação escrita:
Correspondência x
2. Comunicação audiovisual:
Áudio conferência / Reuniões presenciais x
3. Pesquisas e estudos:
Enciclopédia / Listas amarelas x
4. Compartilhamento de conteúdo:
Meios usuais de comunicação x
5. Entretenimento:
Cinema / Vídeolocadora x
6. Consumo musical:
Lojas de CDs x
7. Compra e venda de produtos:
Shopping e Lojas x
8. Comércio de itens usados:
Feiras e bazares x
9. Agendamentos e reservas de serviços:
Telefone / Agenda de papel x
E então, qual é a sua resposta: jeito antigo ou usando as novas tecnologias? É claro que todos nós queremos avançar e evoluir. Ninguém quer ficar pra trás…
A cada dia as pessoas estão estreitando a distância entre o real e o virtual. E o que está na rede passa a refletir e influenciar a realidade e vice-versa. Veja alguns dados interessantes:
- O Brasil tem 94,2 milhões de usuários de Internet.
- Hoje já se vende mais computadores que TV’s no Brasil.
- A cada dia 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet.
- 70% das pessoas consideram a Internet indispensável.
Não é atoa que já possível vender e comprar passagens aéreas e rodoviárias pela Internet, solicitar transporte pelo celular, reservar mesas online, reservar hospedagem em hotéis, pedir delivery de comida com um click… UAU! Parece mesmo que junção do offline e online é inevitável em qualquer tipo de mercado!
Voltando aos agendamentos de serviços
Imagine que o seu concorrente oferece agendamento pela Internet e você não. O cliente indeciso escolherá quem? Se o seu concorrente está tornando simples, rápido e fácil fazer negócios com ele é natural que o cliente não perca mais tempo procurando outro profissional. A princípio o seu concorrente também mostra um nível de profissionalismo e serviço diferenciado ao cliente. A realidade é que hoje nenhuma empresa que oferece um serviço pode deixar de disponibilizá-lo 24 horas por dia para reserva.
“Faz sentido, mas ainda estou na dúvida de que pode dar certo…”
O comércio eletrônico movimentou, em 2011, quase R$19 bilhões pelos internautas, segundo a revista Info. Deve atingir um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões em 2019 (a estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm). Mais de 90% dessas pessoas ainda pesquisam na Internet antes de adquirir um produto ou serviço. E o mercado de serviços, no geral, vem acompanhando o crescimento econômico do País. No entanto, na Internet, o setor ainda não foi devidamente explorado no Brasil, que tem no agendamento online uma oportunidade para o crescimento de vendas de serviços pela Web.
Para se ter uma ideia, o mercado Americano é o mais avançado neste sentido. A Zocdoc, especializada na área de agendamentos de consultas médicas, é avaliada em mais de 700 milhões dólares. O Schedulicity, outra solução de agendamentos, já movimentou mais de 1,5 bilhões de dólares em serviço na sua plataforma. E não é só lá que esses empresários estão percebendo as vantagens do agendamento online pela Internet para o seu negócio. Canadá, Austrália, Europa e agora, Brasil estão nesta mesma rota.
“Mas será que as pessoas realmente agendariam pela Internet? Veja um caso real.”
Confira também um caso de sucesso de quem já tem mais de 70% dos agendamentos sendo feitos pela Internet, sendo 1/3 deles fora do horários comercial.
Acredite ou não, o agendamento online não é nenhuma “ciência espacial”. No Cucco, por exemplo, em alguns minutos seu site de agendamentos fica pronto para ser utilizado por você e seus clientes!
Criado por André Rabelo – Founder do Cucco Agendamentos Online. Atualizado por Max Ribeiro, também Founder do Cucco Agendamentos Online.
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